apontamentos midiáticos

 

_revista do núcleo

_interdisciplinar de pesquisas

_midiáticas _intermídia

_vol 2 n. 3 - janeiro/junho de 2011

 

ISSN 1808-9887

 

           

Rede Aleluia: Instrumento de persuasão e poder em prol da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD)

expediente  

José Wagner Ribeiro*, Ricardo José Oliveira Ferro**

*Professor adjunto do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Alagoas. Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo e Doutor em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Coordenador da Pós – Graduação Lato Sensu da UFAL.

**Especialista em Processos Midiáticos e Novas Formas de Sociabilidade pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), professor da Faculdade Integrada Tiradentes (Fits), repórter na Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte de Alagoas, locutor apresentador animador na Rádio 100,3 FM - afiliada da Rede Aleluia. Correspondente da Usina Pazza - revista eletrônica sobre Comunicação e Cultura (http://www.usina.pazza.com.br ).

RESUMO
Analisa o procedimento de comunicação da Igreja Universal do Reino de Deus, com enfoque na programação evangélica da Rede Aleluia de Rádio e os possíveis reflexos dessa prática na propagação dos seguidores da igreja. A hipótese inicial desse estudo baseia-se na apuração de três pilares de funcionamento da Universal – libertação, cura e conversão; identifica os elementos icônicos, assim como o traslado de situações bíblicas que contribuem para a conquista de fiéis. Mensagens veiculadas na Rede Aleluia de Rádio foram uma das ferramentas para analisar o crescimento da igreja através da sua rede de rádio. Conclui que a comunicação praticada na Rede Aleluia de Rádio pela Igreja Universal influencia o radio ouvinte da programação, ao induzi-lo a participar das campanhas da igreja culminando com a sua conversão à organização Universal.


Palavras-chave: IURD. Comunicação. Religião.

Texto Completo (PDF)

apresentação  
normas
artigos
 
edição anterior
home
       
 
   
Capa da versão impressa