Sobre o Grupo
Como participar
Revistas da área
Ufal

GpoliTICs inicia pesquisa sobre engajamento político online

Com a finalização do estudo sobre eleições e Internet em Alagoas, o Grupo de Pesquisa em Política e Tecnologias da Informação e Comunicação (GpoliTICs) inicia o primeiro semestre de 2013 com um novo projeto de pesquisa. Intitulado "Aderência, mobilização e ativismo online: compreendendo a triangulação entre cidadãos, meios de comunicação e agentes governamentais" o novo trabalho analisará três níveis de ação política do cidadão na Internet, buscando identificar as relações que estas tipologias de engajamento civil estabelecem com as organizações de mídia e as instituições governamentais. O objetivo é compreender a dinâmica dos diferentes modos de ação política do cidadão online e como isso repercute ou é repercutido pelo jornalismo formal e que efeitos tendem a gerar na produção da decisão política, com foco no Poder Legislativo e Executivo.

Como explica o coordendador do Grupo, prof. Dr. Sivaldo Pereira da Silva, diferentemente do trabalho anterior que foi regionalizado e concentrado na campanha online em Alagoas, a proposta agora é fazer um estudo com foco nacional e internacional. "Será um estudo mais abrangente através do qual esperamos trocar informações e dialogar com pesquisadores parceiros de outras universidades como da UFBa, UFMG, UFC e UDF que também estão desenvolvendo estudos nesta área", prevê.

O projeto será a principal atividade do grupo em 2013 e deverá ter seus primeiros resultados no final do ano, com publicações de artigos em periódicos científicos e papers em congressos acadêmicos previstos para o início de 2014.

Universidade Federal de Alagoas (Ufal)
Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes (ICHCA)
Departamento de Comunicação Social (COS)
Campus A. C. Simões - Av. Lourival Melo Mota, s/n, Tabuleiro dos Martins