Clinamen – Seminário Permanente de Filosofia

O Clinamen é o Seminário Permanente de Filosofia do Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes. A sua proposta é propiciar um espaço de interação entre Professores e Estudantes, onde seja possível travar discussões acerca dos caminhos de suas pesquisas e interesses atuais.

Um Curso de Filosofia tem como um dos seus fundamentos um processo permanente de reflexão; reflexão implica, nesta situação, pesquisa e ensino articulados por um processo de debate filosófico. A criação de espaços permanentes de exposição e debates filosóficos é fundamental para uma melhor qualificação da produção filosófica no Curso de Filosofia.

O nome “Clinamen” tem um significado, talvez, alegórico conceitual, nesta proposta. A palavra vem do atomismo da Antiguidade (Leucipo e Demócrito) e foi utilizada por Lucrécio para indicar o movimento peculiar de desvio que as partículas fazem para baixo através do vazio. Sem clinamen, os átomos não se colidiriam e não se formaria nada, nenhuma matéria, nem a natureza. É fundamental que os átomos se relacionem com os outros, pelo clinamen são formadas a natureza e os próprios pensamentos. Tal desvio é tido como a expressão da ruptura com os laços do destino, própria da ação e liberdade humanas.

A partir desse conceito antigo, o Seminário Clinamen pretende ser um “desvio” produtivo de reflexão filosófica. O contato entre os vários “átomos” que formam nosso Curso não se faz por pura espontaneidade, é necessário o desvio do rumo normal, daí que fomentar contato entre os produtores de ideias concretos pela exposição e debate é fundamental para construção da nossa “matéria filosófica”. O Projeto de Extensão Clinamen pretende ser um momento de desvio, rompendo com a rotina e propiciando um espaço para que Estudantes e Professores possam expor e debater suas pesquisas e conceitos, na perspectiva de construção de um ambiente crítico, específico da Filosofia, incentivando a produção de debates qualificados no Curso.

Os coordenadores do projeto são os Professores Dr. Marcus José Alves de Souza e Ms. Maxwell Morais de Lima Filho.

Para obter informações atualizadas, acesse o blog do projeto:

http://clinamenfilosofia.blogspot.com.br/