Extensão

SUBCOORDENAÇÃO DA EXTENSÃO:
Prof. Dr. Marcus José Alves de Souza (Desde 14/05/2018)

Sobre o Programa de Extensão do Curso de Filosofia da UFAL

A Constituição Federal de 1988, em seu artigo 207, assegura o princípio de indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão.  O Plano Nacional de Educação de 2011 a 2020, que entrou em vigor em 2014, traça como estratégia, para subsidiar os programas de extensão, “assegurar, no mínimo dez por cento do total de créditos curriculares exigidos para a graduação em programas e projetos de extensão universitária, orientando sua ação, prioritariamente, para áreas de grande pertinência social”. Em conformidade com essas orientações, a UFAL estabeleceu, em seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2013-2017) que pelo menos 10% do total de créditos curriculares dos cursos de graduação deveria ser destinado às atividades de extensão. A fim de assegurar esse objetivo, foi aprovada pelo Conselho da Universidade Federal de Alagoas a Resolução 04/2018 – CONSUNI/UFAL, a qual estabelece, entre outras medidas, que “as ações de extensão passam a ser obrigatórias para o corpo discente dos Cursos de Graduação da UFAL, que deverá creditar o equivalente a 10% (dez por cento) da carga horária total do respectivo curso em Programa(s) de Extensão, através de suas respectivas atividades extensionistas definidas para o cumprimento dessa finalidade”.

Neste Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Filosofia da UFAL, foram adotadas as medidas previstas na resolução 04/2018, sendo assegurado o percentual mínimo de 10% exigido pela legislação. Para tanto, serão oferecidas cinco Atividades Curriculares de Extensão (ACE), abrangendo dois Projetos de Extensão com duração de dois semestres cada um, conforme o disposto no inciso I do art. 10º da resolução 04/2018. Essas ACEs terão 72 horas cada uma, e serão ofertadas no 2º, 3º, 5º, 6º e 8º períodos, totalizando 360 horas (o que está acima das 349,4 horas mínimas exigidas por lei). Essas ACEs poderão ser ministradas de maneira articulada aos projetos de extensão extracurriculares vigentes, a critério do docente responsável por ela. A distribuição das Atividades de Extensão por todo o curso de Filosofia visa garantir que o discente tenha contato direto com a sociedade ao longo de toda a sua formação acadêmica.

Inúmeras atividades serão desenvolvidas nestas ACEs. Destacamos entre elas:

  • Articulação com projetos de Extensão institucionalizados do curso de Filosofia (tais como Mora na Filosofia, Civitas: Filosofia, Literatura e Política, e outros que venham a ser criados);
  • Articulação com Projeto de Extensão da UFAL ou de outra IEs;
  • Articulação com ONGs, desde que a atividade esteja relacionada à Filosofia, ao Ensino ou áreas afins, e sob supervisão de um profissional ou tutor;
  • Atuação em centros comunitários ou instituições sociais, desde que a atividade esteja relacionada à Filosofia, ao Ensino ou a áreas afins, e sob supervisão de um profissional ou tutor;
  • Articulação com programas de ensino pré-vestibular e/ou pré-ENEM, tais como os ofertados pela UFAL (esse ponto será contemplado especificamente pela ACE 5, ofertada no 8º período);
  • Desenvolvimento de material didático, filmes, documentários, entrevistas, entre outros, mediante apresentação do material comprobatório.

O Programa de Extensão do Curso de Filosofia

O Programa de Extensão do Curso de Filosofia da UFAL se denomina “Filosofia e Sociedade”, e busca agregar a totalidade das Atividades de Extensão desenvolvidas no âmbito do curso de Filosofia, sejam elas curriculares ou extracurriculares. Ele divide-se basicamente em três grandes áreas temáticas:

  • Cultura;
  • Ética e Política;
  • Educação;
  • Filosofia e Ciência.

Por meio dessa divisão, o programa visa abarcar a totalidade das práticas extensionistas desenvolvidas no curso de Filosofia da UFAL. Essas atividades estão relacionadas basicamente à difusão do pensamento filosófico, às discussões de cunho ético e político, à divulgação e exercício do ensino de Filosofia e do pensamento crítico e à reflexões de caráter estético, epistemológico e metafísico, sempre tendo como pano de fundo o contexto da sociedade alagoana.

Seguindo o disposto na resolução 04/2018 – CONSUNI/UFAL, foram criados no âmbito do programa “Filosofia e Sociedade” dois projetos com duração mínima de dois semestres (no 2º, 3º, 5º e 6º períodos). Esses dois projetos podem estar vinculados aos projetos de extensão já existentes no curso de Filosofia, ou podem ser vinculados a novos projetos de extensão que venham a ser criados. O ideal é que haja um rodízio entre os professores do curso, e que cada um oferte uma ACE por semestre (assim, o docente poderá ofertar a ACE 1 no primeiro semestre e a ACE 2 no segundo semestre, garantindo a consecução do projeto anual 1). A ACE 5, ofertada no 8º período, não está vinculada, por sua vez, a nenhum projeto de extensão – o ideal é que ela seja envolva uma articulação com programas de ensino pré-vestibular e/ou pré-ENEM, tais como os ofertados pela UFAL.

ATUAIS PROJETOS DE EXTENSÃO:

Clinamen

Mora na Filosofia

Projeto Civitas: Filosofia, literatura e política

Projeto Ágora (concluído em 2017)