TCC (Trabalho de Conclusão de Curso)

Todo estudante de graduação do curso de Filosofia da UFAL, para poder colar grau, deve antes apresentar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), orientado por um professor do curso e defendido perante uma banca com dois outros docentes, que o julgarão apto ou não a receber o título de Licenciado em Filosofia. Caso o discente tenha bolsa de produtividade científica, também lhe é facultado apresentar um artigo em sua área de estudos, publicado em revista reconhecida pela CAPES (para saber se um periódico é certificado pela CAPES, acesse: http://qualis.capes.gov.br/webqualis/).

O processo de elaboração do TCC se inicia no 6º período, quando o estudante será orientado, na disciplina de Pesquisa Educacional, sobre os procedimentos que ele deve adotar para a confecção de seu Projeto de TCC, o qual deverá ser apresentado ao longo do 6º Período ao professor-orientador pretendido. Este último deve possuir alguma afinidade temática com a área de estudos escolhida pelo discente.

Para saber as áreas de estudos nas quais atuam os docentes do curso, clique aqui. É possível também  acessar diretamente as informações sobre os interesses de pesquisa de cada docente clicando aqui.

Ao final do 8º período, o aluno passará pela defesa do TCC, na qual ele deverá obter nota mínima 7,0 (sete) para ser considerado apto a receber o título de Licenciado em Filosofia (desde que satisfeitas todas as exigências acadêmicas e legais).

Para ler a Resolução Nº 001/2016, que regulamenta a elaboração dos TCC’s do curso de Filosofia, clique aqui.

Para baixar o modelo de projeto de TCC, clique aqui.

Para baixar o Termo de Compromisso que deve ser preenchido e assinado, clique aqui.

Para baixar o Padrão UFAL de Normalização, clique aqui.