Informações sobre o curso

O curso de Filosofia da UFAL (Universidade Federal de Alagoas) oferece a graduação presencial em Filosofia, na modalidade de Licenciatura. O curso tem duração mínima de 4 anos (8 semestres). As aulas ocorrem no período noturno, das 19:00 às 22:30.

Para ingressar no curso, o pretendente deve participar do processo seletivo da UFAL. Ocorrem duas entradas anuais, no 1o e 2o semestres do ano letivo; em cada entrada ingressam 30 alunos no curso. O processo seletivo, desde 2012, é feito integralmente por meio do SISU (Sistema de Seleção Unificada) – para participar, o aluno deve fazer a prova do ENEM e obter a nota necessária para o ingresso. O cálculo da nota de corte é feito pelo MEC, a partir do número de inscritos em cada curso.

Ao término do curso, o licenciado em Filosofia estará habilitado para lecionar a disciplina em escolas de ensino médio de todo o Brasil. Vale lembrar que desde 2006 a disciplina é item obrigatório no currículo de todas as escolas nacionais de ensino médio, o que abriu um campo de trabalho bastante amplo para o licenciado. Além disso ele poderá optar por dar continuidade a sua pesquisa acadêmica após o término da graduação, seja optando por fazer o mestrado lato sensu (ou Especialização), atualmente ofertado pelo curso de Filosofia da UFAL na área de Filosofia Contemporânea, seja prosseguindo sua formação acadêmica por meio do mestrado e do doutorado stricto sensu, com duração de 3 e 5 anos respectivamente, os quais o habilitarão a dar aulas no ensino superior.

Para maiores informações, consulte o projeto pedagógico da licenciatura em Filosofia.