Especialização (Pós-Graduação lato sensu)

Curso de Especialização em Filosofia Contemporânea (3a Edição)

O Curso de Especialização em Filosofia Contemporânea da Universidade Federal de Alagoas tem por objetivo dedicar-se à investigação de temas clássicos da filosofia e à forma como são tratados na contemporaneidade. Trata-se de uma proposta de investigar conceitos clássicos da filosofia à luz do debate contemporâneo propriamente filosófico. Para efetivá-lo o curso assume uma estrutura transversal em que cada um dos temas investigados no curso é tratado tendo em vista os problemas e soluções da investigação filosófica contemporânea. Objetiva-se que as disciplinas oferecidas pelo curso abordem os temas mais variados possíveis, refletido a pluralidade e a heterogeneidade própria da área. Dada a competência heterogênea de temáticas que os docentes possuem (linguagem, subjetividade, epistemologia, tempo, lógica, ética, política), com abordagens variadas, o Curso se justifica como um espaço plural de formação e debate filosóficos para aqueles que ingressarem no Curso, mimetizando, assim, esta tão característica e saudável pluralidade filosófica.

O Curso de Especialização em Filosofia Contemporânea mantém seu importante papel de formação dos professores de filosofia que atuam na educação básica ao mesmo tempo em que procura formar público para, futuramente, compor uma pós-graduação stricto sensu em Filosofia. Nesse sentido, o curso é pensado como um ambiente propício para formação tanto de um corpo docente quanto discente. Espera-se que os docentes ganhem experiência no âmbito da pós-graduação, e que se possa ao mesmo tempo formar um público interessado, motivado e capacitado para novos desafios acadêmicos. Espera-se, consequentemente, criar a partir dele algumas das condições de possibilidade para um futuro Mestrado em Filosofia na UFAL.

Curso Presencial: Noturno

Duração: 18 meses  – carga horária 360 horas

Público-alvo: graduados

Nº de vagas: 20

Coordenação:

Profa Dra Flávia Roberta Benevenuto de Souza

Prof. Dr. Marcus José Alves de Souza

Previsão do início das aulas: segundo semestre de 2015

Processo seletivo: Para acessar o Edital nº 35/2015 – PROPEP/UFAL, clique aqui.

Documentos disponíveis:

Procedimentos para elaboração da Monografia – TCC

Termo de Compromisso – orientação de Monografia – TCC

 _____________________________________________________________

Curso de Especialização em Filosofia Contemporânea (2ª Edição)

O curso de Filosofia da UFAL oferece atualmente uma Pós-Graduação lato sensu (ou Especialização), abrangendo a área de Filosofia Contemporânea, com duração de 18 meses. O processo seletivo é feito pela PROEX (Pró-Reitoria de Extensão), e consiste numa prova escrita de conhecimentos gerais na área de Filosofia, seguida de entrevista. Podem participar pessoas com graduação em Filosofia ou em outros cursos de nível superior. As turmas têm, no máximo, 20 alunos e as aulas ocorrem no período noturno, das 19h às 22h30min.

Durante a Especialização, o discente cursará durante um ano nove disciplinas, sendo sete relativas à temática do curso (Filosofia contemporânea) e outras duas relativas (i) à elaboração e apresentação do projeto de pesquisa do aluno e (ii) à metodologia de aulas no ensino superior. Após a elaboração do projeto, ele buscará um orientador entre os professores da Especialização e dará início à redação de sua monografia, a qual deverá ser concluída no prazo máximo de 18 meses após sua matrícula. A monografia será defendida diante de uma banca composta pelo orientador e outros dois professores, sendo que estes últimos avaliarão o trabalho e, caso este atenda os requisitos, julgarão o aluno apto a merecer o título de Especialista.

O atual coordenador da Especialização é o Prof. Dr. Marcus José Alves de Souza.

Ingresso em 2013.1: As inscrições no processo seletivo ocorrem no período entre 08/02/2013 e 22/02/2013.

Consulte o Edital

Consulte o Resultado Preliminar – Prova Escrita

Convocação para Entrevista

Resultado final

Matrícula

Aula inaugural: 26/04/2013, às 19 horas.