Projeto Ágora

O Projeto ÁGORA: Reflexão, Ação e Transformação! é um projeto extracurricular promovido pelo Centro Acadêmico de Filosofia, mas genuinamente deliberado e confeccionado pelos próprios estudantes do curso de Filosofia. O ÁGORA visa a autocrítica, formação acadêmica e, sobretudo, a formação política dos estudantes de Filosofia e outros cursos. Além disso, é um espaço cultural-artístico. Os próprios estudantes escolhem as linhas de pesquisas em que desejam apresentar suas palestras, promovendo a discussão e o aprofundamento, o qual se dá tanto pela extensão acadêmica como para outros temas sociais, para além da grade curricular e do próprio curso, que atendam não somente às necessidades acadêmicas da comunidade do Curso de Filosofia, mas outras comunidades dentro da própria UFAL.

Neste ano letivo de 2016, o Projeto ÁGORA foi reformulado e institucionalizado com uma nova perspectiva: “Reflexão, Ação e Transformação“. Acreditamos numa educação reflexiva para uma prática libertadora de caráter transformador do sujeito em autocrítico e reflexivo da sua realidade. Além disso, ofereceremos certificado reconhecido pela UFAL aos envolvidos que participarem das atividades do Projeto.

O projeto ÁGORA possui periodicidade semanal ou quinzenal, com atividades ocorrendo sempre às sextas-feiras, a partir da 17h45min no pátio (ar livre) do Bloco de Aulas de Filosofia (FALE – BSA2).