Palestra do Projeto Clinamen nesta 4a. feira, dia 22/02/2017

A Coordenação do Projeto de Extensão Clinamen em conjunto com a Coordenação do Curso de Filosofia convidam para mais um evento do Projeto, com a palestra “Apontamentos Pragmáticos do Ceticismo, Apontamentos Céticos em o “Da Certeza”“, de Denis Ricardo da Silva

(Graduado em Filosofia, estudante do Curso de Especialização em Filosofia Contemporânea – UFAL, professor de Filosofia da Rede Estadual de Ensino – denisricardo.filosofia@gmail.com)

A palestra ocorrerá no miniauditório do curso de filosofia, sala 06, às 18 horas.

Resumo da apresentação:

No sentido mais comum do termo, quando falamos em empirismo ou filósofos empiristas, na maioria das vezes associamos esta caracterização a um momento típico da filosofia moderna, representado por pensadores ilustres desse momento histórico, tais como: John Locke e David Hume. Porém, num sentido precedente ao empirismo moderno, a proposta desse trabalho tem o intuito de trazer à tona uma discussão voltada para um empirismo atrelado ao ceticismo pirrônico, o qual foi desenvolvido aproximadamente no século II d. C. Estabelecido por Sexto Empírico, em uma de suas obras intitulada “Hipotiposes Pirrônicas”, como um dos pontos fundamentais no modo de investigação do Pirronismo. Sob essa perspectiva procuraremos, nas entrelinhas desta abordagem do ceticismo antigo, apontamentos que apresentem um delineamento propício para se estabelecer uma espécie de “Empirismo pragmático”, que, em certa medida, pode estar associado com elementos de ordem cética presentes nas abordagens de base pragmática em o “Da Certeza” de Wittgenstein.  Desse modo, nossa proposta de discussão estará direcionada no sentido de elencar apontamentos pragmáticos no ceticismo de Sexto Empírico e apontamentos céticos em o “Da Certeza”.

Palavras-chave: Sexto Empírico. Pirronismo. Empirismo. Ceticismo, Da certeza, Wittgenstein.

 

This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.