IV SILC – Seminário Interno de Linguagem e Cognição – 5 de maio de 2017

A Coordenação do Curso de Filosofia convida os membros da comunidade acadêmica para prestigiar o IV SILC, com o título “Aracaju visita Maceió – 2
O IV SILC ocorrerá no dia 05/05/2017, no miniauditório do Curso de Filosofia, a partir das 14 horas.

Programação:

14h00-14h15: Abertura do evento
14h15-15h15: William Piauí (UFS): O Leibniz de Deleuze: lendo a 16ª série de Lógica do Sentido
15h15-16h15: Cristina Viana (UFAL): Identidade pessoal numa abordagem prática-linguística: ipseidade a partir de Paul Ricoeur e Lynne R. Baker

Pausa

16h30-17h30: Marcus José (UFAL): Teria Nietzsche uma Teoria do Significado?
17h30-18h30: Aldo Dinucci (UFS): A solução de Rescher para validação de contrafactuais

18h30-18h45: Encerramento do evento

Para mais informações, acessar o site do evento:
https://sites.google.com/site/silcufal/home/ivsilc

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Palestra do Projeto Clinamen nesta 4a. feira, dia 19/04/2017

A Coordenação do Projeto CLINAMEN: Seminário Permanente de Filosofia em conjunto com a Coordenação do Curso de Filosofia, convidam a toda Comunidade Acadêmica para participarem de mais uma sessão do Projeto.

Desta vez, motivados pelo Dia do Índio, refletiremos sobre:

Imagens/Artefatos Míticos de Resistência

Com o Professor-pesquisador: Prof. Dr. Siloé Amorim
(PPGAS/Instituto de Ciências Sociais-ICS/UFAL)

A palestra ocorrerá  no dia 19/04/2017, Dia do Índio, na Sala 06, no Miniauditório de Filosofia, das 18:00h às 19:00h.

Resumo: O mito, no contexto das ciências sociais, está ligado à noção de representação, esta está ligada à noção de cultura. Representar quer dizer “ser imagem” ou a reprodução desta imagem, “significar” ou “reinventar”. No âmbito da cultura, essas representações podem ser compreendidas no acúmulo de elementos que são compartilhados coletivamente em cada grupo, permitindo a seus membros apreender e interpretar seu universo de forma semelhante e representá-lo de acordo com a sua compreensão.  O mito (do grego antigo “mithós”) faz parte das narrativas de caráter simbólico-imagético, relacionadas a uma dada cultura, que procura explicar e demonstrar, por meio da ação e do modo de ser das coisas ou de personagens, a origem, o papel do mundo dos humanos; dos animais; das doenças; dos objetos; das práticas de cura, de caça, da pesca, da medicina, entre outros. Ao mito, no imaginário social de cada grupo, está associado o rito, pelo qual é re(a)presentado o mito – e suas ações – na vida das pessoas em cerimônias, danças, preces, sacrifícios, penitências, curas, rituais. A palestra ou roda de conversa pretende abordar os objetos/imagens míticas da resistência indígena em contextos de resistência étnica no Alto Sertão alagoano.

Palavras-chave: mito, resistência, povos indígenas alagoanos

 

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Minicurso: Dostoiévski, a Psicanálise & a Teoria Crítica – de 15 a 17/05/2017

Convidamos a comunidade acadêmica para o Minicurso Dostoiévski, a Psicanálise & a Teoria Crítica, com carga horária de 9 horas, a ocorrer nos dias 15, 16 e 17 de maio de 2017.

Baixe AQUI a Programação completa e demais informações

 

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Seleção PIBID / Filosofia / 2017 – RESULTADOS

A Coordenação da área de Filosofia/PIBID-UFAL e a coordenação do Curso de Filosofia divulgam o Resultado da Seleção 2017, para novos bolsistas e novo supervisor:

Resultados disponíveis também em formato pdf:

Seleção Bolsistas – RESULTADO
Seleção Supervisor – RESULTADO

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I Seminário do PIBID de Filosofia

A Coordenação do PIBID/Área de Filosofia, juntamente com a Coordenação do Curso de Filosofia, convidam toda a comunidade acadêmica para o I Seminário do PIBID de Filosofia, a realizar-se no dia 11/04/2017 a partir das 19 horas no auditório do ICHCA.

Haverá certificado de 4 horas para os ouvintes.

Contamos com a presença de todos!

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PIBID – seleção 2017

A Coordenação do Curso de Filosofia e a Coordenação do PIBID/Área de Filosofia informam aos discentes do curso de Filosofia e aos professores de Filosofia atuantes no Ens. Médio que estão abertas as inscrições para:

– BOLSISTA DISCENTE
– BOLSISTA PROFESSOR SUPERVISOR

Se você é aluno da Licenciatura em Filosofia e pretende se candidatar à bolsa discente, acesse:
CHAMADA DISCENTE
EDITAL DISCENTE

Se você é professor licenciado em Filosofia e atuante e pretende se candidatar à bolsa de Professor-supervisor, acesse:
CHAMADA SUPERVISOR
EDITAL SUPERVISOR

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Bolsas PIBIC – 2017-2018

Atenção, Docentes:

A PROPEP publicou o Edital PIBIC 2017-2018. As inscrições ocorrem no período de  31/03/2017 a 02/05/2017.

Para baixar o Edital, clique aqui.

 

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Atividades sobre conhecimento e educação em Platão – 30 e 31/03/17

O CEDU promove nos dias 30 e 31/03/17 duas atividades sobre Platão:

Minicurso: Filosofia e Educação em Platão (12 horas)
Mesa-redonda: O conhecimento em Platão (3 horas)


Condições para ter direito a certificado:
Minicurso: ter aproveitamento de 75% da carga horária;
Mesa-redonda: basta solicitar declaração aos organizadores.

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Palestra do Projeto Clinamen nesta 4a. feira, dia 22/03/2017

A Coordenação do Projeto de Extensão Clinamen em conjunto com a Coordenação do Curso de Filosofia convidam para mais um evento do Projeto, com a palestra Leibniz e a crítica ao espaço tota simul newtoniano: a Mônada como causa imediata do movimento, do Prof. Ms. Cloves Thiago Dias Freire

A palestra ocorrerá na Sala 03 do Curso de Filosofia, às 18 horas.

RESUMO: Newton ao postular sua noção de espaço absoluto, com o intuito de superar os entraves da noção cartesiana de movimento, propôs a dissociação ontológica entre espaço e corpo/matéria, tornando o espaço absoluto um referencial inercial para a correta descrição dos corpos em movimento. Entretanto, na opinião de Leibniz, esta noção equivocada de espaço demanda inconsistências metafísicas insolúveis para a filosofia do movimento, pois num espaço indiscernível seria impossível observar a mudança de relação de situação dos corpos. O que implicaria na violação dos princípios leibnizianos da razão suficiente e da identidade dos indiscerníveis. O espaço absoluto seria apenas uma consideração útil, pois o registro da mudança e do movimento não estaria no espaço propriamente, mas intrinsecamente na noção verdadeira de substância ou Mônada. Assim, pretendemos compreender a crítica leibniziana a noção de espaço absoluto newtoniano e sua consequente implicação sobre a determinação das causas do movimento. Como deveremos mostrar, se aceitarmos a noção de espaço absoluto newtoniano como uma teoria consistente, teremos de admitir, como consequência, a impossibilidade da correta determinação do movimento dos corpos, uma vez que num espaço tota simul seria impossível determinar quando um corpo muda de relação de situação com outros corpos.

Palavras-chave: Newton. Leibniz. Espaço. Movimento

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20 de Março de 2017: Um dia de reflexões sobre a Democracia

Convidamos todos os membros da comunidade acadêmica para prestigiar as atividades do dia 20/03/2017 em torno da discussão sobre a Democracia.

As atividades terão início às 15 horas, se estendendo até à noite. A Programação completa e demais informações podem ser conferidas no cartaz abaixo:

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Convite – Palestra sobre o caso dos trabalhadores da Usina Sinimbu – 07-03-17

Convidamos todos os membros da comunidade acadêmica para prestigiar a Palestra que ocorrerá hoje, dia 07/03/17, às 15 horas, conforme informações abaixo:

As inscrições deverão ser feitas no local.
Para mais informações, enviar e-mail para o Prof. Artur Bispo.

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Convite – Atividades de Pesquisa sobre Herbert MARCUSE

Convidamos todos os membros da comunidade acadêmica para as atividades de pesquisa em torno da obra de Herbert Marcuse, coordenadas pelo Prof. Virgínio Gouveia. Os encontros serão quinzenais, a partir de 13/03/17. Os interessados poderão entrar em contato diretamente com o Professor, bem como conferir mais informações no cartaz abaixo:

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Bolsas PROEX – Conexões de Saberes – vagas para estudantes de Filosofia

A PROEX (Pró-reitoria de Extensão) selecionará alunos regularmente matriculados a partir do 3º Período para atuarem como bolsistas no Projeto Pré-ENEM Comunitário.

Há 02 (duas) vagas para estudantes do curso de Filosofia: uma para aqueles com disponibilidade à tarde e à noite (para atuar no curso preparatório do campus A. C. Simões) e uma para aqueles com disponibilidade de manhã e à tarde (para atuar no curso preparatório da Usina Ciência, no bairro Farol).

As inscrições terminam em 10/03/2017.

Clique AQUI para ler o edital completo
Clique AQUI para ler as retificações do edital (IMPORTANTE!)

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Palestra do Projeto Clinamen nesta 4a. feira, dia 22/02/2017

A Coordenação do Projeto de Extensão Clinamen em conjunto com a Coordenação do Curso de Filosofia convidam para mais um evento do Projeto, com a palestra “Apontamentos Pragmáticos do Ceticismo, Apontamentos Céticos em o “Da Certeza”“, de Denis Ricardo da Silva

(Graduado em Filosofia, estudante do Curso de Especialização em Filosofia Contemporânea – UFAL, professor de Filosofia da Rede Estadual de Ensino – denisricardo.filosofia@gmail.com)

A palestra ocorrerá no miniauditório do curso de filosofia, sala 06, às 18 horas.

Resumo da apresentação:

No sentido mais comum do termo, quando falamos em empirismo ou filósofos empiristas, na maioria das vezes associamos esta caracterização a um momento típico da filosofia moderna, representado por pensadores ilustres desse momento histórico, tais como: John Locke e David Hume. Porém, num sentido precedente ao empirismo moderno, a proposta desse trabalho tem o intuito de trazer à tona uma discussão voltada para um empirismo atrelado ao ceticismo pirrônico, o qual foi desenvolvido aproximadamente no século II d. C. Estabelecido por Sexto Empírico, em uma de suas obras intitulada “Hipotiposes Pirrônicas”, como um dos pontos fundamentais no modo de investigação do Pirronismo. Sob essa perspectiva procuraremos, nas entrelinhas desta abordagem do ceticismo antigo, apontamentos que apresentem um delineamento propício para se estabelecer uma espécie de “Empirismo pragmático”, que, em certa medida, pode estar associado com elementos de ordem cética presentes nas abordagens de base pragmática em o “Da Certeza” de Wittgenstein.  Desse modo, nossa proposta de discussão estará direcionada no sentido de elencar apontamentos pragmáticos no ceticismo de Sexto Empírico e apontamentos céticos em o “Da Certeza”.

Palavras-chave: Sexto Empírico. Pirronismo. Empirismo. Ceticismo, Da certeza, Wittgenstein.

 

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PIBID/Filosofia – Seleção 2017

Divulgamos o Resultado Final da Seleção PIBID/Filosofia – 2017

CLIQUE AQUI

Todos os candidatos classificados devem enviar os dados bancários para a Profa. Lúcia de Fátima, no seguinte e-mail: lfatima.ufal@gmail.com

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Seleção PIBID-Filosofia / 2017

Tornamos público o resultado parcial da seleção PIBID/Filosofia, em relação às duas primeiras etapas avaliativas: análise de histórico escolar e análise da carta de intenções:

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR

Convocamos todos os candidatos aprovados para a última etapa: ENTREVISTA, a qual ocorrerá nesta 2a. feira, dia 13/02/17, a partir das 14 horas, na Sala 5 (Projetos) do Curso de Filosofia.
Todos os candidatos deverão se apresentar às 14 horas, para não serem considerados AUSENTES. As entrevistas ocorrerão em ordem alfabética.

A Comissão Avaliadora
Profa. Dr. Lúcia de Fátima Santos,
Profa. Ms. Roberta Magalhães Miquelanti,
Profa. Dra. Cristina Amaro Viana Meireles.

 

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III SILC – Seminário Interno de Linguagem e Cognição – 3a. feira, 14/02/17

III SILC – Seminário Interno de Linguagem e Cognição
Mini – auditório do curso de Filosofia – UFAL, Maceió
14/02/2017
15h00-18h45
 
Programação:
 
15h00-15h15: Abertura do evento
15h15-16h15:  Prof. Dr. Ricardo Rabenschlag: O naturalismo científico e o debate entre os novos ateus e os teóricos do desígnio inteligente
16h15-16h45:  Luiz Henrique dos Santos: Logicamente simples como inserções em práticas: (des)pensando objetos lógicos numa abordagem pragmatista
16h45-17h15:  Acácio Ferreira: A ininteligibilidade do necessário a posteriori de Kripke
Pausa
17h30-18h00: Nailton Fernandes: A alternativa pragmatista de R. Brandom para pensar convergências entre Wittgenstein e Heidegger acerca do fenômeno linguístico
18h00-18h30: Marina Marasco: Por que a verdade é um tema filosófico? Uma perspectiva brandomiana
18h30-18h45:  Encerramento do evento
 
Todos os interessados são bem-vindos!
 
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Atividades – Projetos de Pesquisa

O Grupo de Pesquisa Subjetividade e Crítica ao sujeito moderno convida todos os interessados para suas próximas atividades ligadas a projetos de pesquisa de docentes

Tempo e acontecimento na Filosofia Contemporânea
Coordenado pelo Prof. Fernando Monegalha, o projeto prevê o estudo de duas obras de Gilles Deleuze, “Diferença e repetição” e “Lógica do sentido“. Essas duas obras condensam grande parte das reflexões deleuzianas sobre o tempo, sendo o lugar em que ele apresenta suas três sínteses do presente, do passado e do futuro e sua noção de acontecimento, que terá um papel fundamental na evolução de sua filosofia.

O homem falível de Paul Ricoeur
Coordenado pela Profa. Cristina Viana, o projeto se deterá no estudo da ontologia do jovem Ricoeur, a partir de sua obra de 1960 intitulada “l’Homme faillible“. Nesta obra, é apresentada a tese ricoeuriana de que no homem vige uma “desproporção ontológica”, visto ser ele constituído de uma dimensão finita, mas também de uma dimensão infinita. Tal desproporção será, para o filósofo, fonte da falibilidade e do mal humano.

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Palestra do Projeto Clinamen nesta 4a. feira, dia 08/02/2017

A Coordenação do Projeto de Extensão Clinamen em conjunto com a Coordenação do Curso de Filosofia convidam para mais um evento do Projeto, com a palestra “Por que Cores são Relevantes para a Filosofia da Lógica?“, do Prof. Dr. Marcos Silva.

A palestra ocorrerá no miniauditório do curso de filosofia, sala 06, às 18 horas.

Resumo:

Cores e sua organização peculiar ensinam ao jovem Wittgenstein que a lógica deveria ser muito mais sofisticada que sua lógica tractariana baseada na poderosa, mas restrita noção de tautologia admitiria. Aqui não se trata, primariamente, de uma questão acerca da natureza das cores, sobre sua subjetividade ou objetividade, mas sim de sua lógica, ou seja,do estatuto próprio de suas exclusões e complementariedades. Como operar com a mútua exclusão de cores? É um erro lógico considerar todas as consequências lógicas como tautologias e todas as exclusões como contradições. Isto só poderia ser justificado por um romântico (e desencaminhador) ideal de análise completa. A organização das cores representa o primeiro grave desafio imposto à filosofia do Tractatus, sobretudo à sua imagem de lógica. Nenhuma noção de um necessário material é aceita ali, com o efeito que toda necessidade deveria ser uma necessidade tautológica. Entretanto, qual é o estatuto de uma proposição como:͞ se um ponto do campo visual é azul, logo não é vermelho͟? Isto é uma tautologia? Wittgenstein em1929 mostra uma compreensível insegurança ao tratar deste tipo de proposição como͞ um certo tipo de tautologia͟. Isto acompanha o seu tratamento de͞ a é vermelho e a é azul͟ como͞ um certo tipo de contradição͟. Para àquele que só tem um martelo, todo problema parece um prego. A partir de 1929, rapidamente, Wittgenstein começa a chamar este tipo de proposição de regra. Regras que deveriam ser adicionadas ao sistema tractariano, restringindo seu espaço lógico. Mas qual é o estatuto destas regras adicionais? Elas parecem ser necessárias e a priori, mas elas são analíticas? A sua negação engendra uma contradição? Representam um axioma (ad hoc) adicional em um formalismo apenas? São evidência da existência de juízos sintético a priori? São princípios fenomenológicos ou um tipo de lei pragmática? É importante notar que este tipo de pergunta se desloca naturalmente para o estatuto de uma regra ela mesma.
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Tutoria – horários de atendimento – 2016.2

TUTORIA – FILOSOFIA (ICHCA/UFAL)

A tutoria é um projeto piloto da PROGRAD/UFAL. Ele visa assistir os alunos dos primeiros períodos dos cursos de graduação em suas dificuldades teóricas e práticas em seu ingresso na Universidade. Ao se estimular um melhor aproveitamento acadêmico, especialmente do discente em um dos dois primeiros períodos do curso, pretende-se tornar sua experiência acadêmica mais satisfatória.

Se você é um dos alunos dos primeiros períodos de Filosofia, nos visite em algum dos horários abaixo. Ficaremos contentes em poder ajudá-lo com suas dificuldades!

  Segunda Terça Quarta Quinta Sexta
Tutor Acácio Ferreira Juliana Verçosa Luiz Henrique Jhonael Ursulino Marco Antonio

Horário: 18hs às 19hs
Local: Sala de leitura – Filosofia (ICHCA/UFAL)
Coordenação da Tutoria: Prof. Dr. Marcos Silva

Informações e sugestões, enviar e-mail para marcossilvarj@gmail.com

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