28/03/2014
Saúde e segurança no trabalho: um olhar por outro prisma

Distribuidora alagoana realiza SIPAT em modelo inovador

Por Raísa Martins Rodrigues Laureano

Foi com objetivo de promover a realização da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT), estabelecida pela legislação trabalhista, que a distribuidora Algás – Gás de Alagoas criou a chamada ‘Jornada Prisma’. Tendo os dias preenchidos com atividades lúdicas, avaliação médica, atividades externas, intervenções nos postos de trabalho e dinâmicas, além de treinamentos e palestras, a jornada renomeia e dá outra luz à SIPAT, incentivando a participação dos funcionários diretos e terceirizados.

O termo ‘Prisma’ deriva da abreviação de Projeto Integrado de Saúde, Segurança e Meio Ambiente e também faz alusão ao objeto. O conceito por trás do nome é claro: transformar e tornar a semana de conscientização e prevenção de acidentes de trabalho em vivências onde práticas de segurança, saúde e meio ambiente sejam desenvolvidas de forma integral, associadas às competências de cada empregado.

Desde a primeira Jornada Prisma, em 2007, uma comissão voluntária escolhe, anualmente, um tema sob o qual toda a semana estará baseada. Em 2013, os diferentes pontos da SIPAT já preestabelecidos foram tratados e relacionados ao tema “Segurança: a energia que nos movimenta”. Cada assunto foi tratado com uma abordagem diferenciada como jogos interativos, realização de quiz, criação de paródias e oficinas teatrais. No último dia, foi realizada uma atividade externa, na orla de Ipioca, onde, durante a realização de atividades em grupo, os funcionários tiveram também a missão de fotografar um momento do dia. O resultado dos registros foi transformado em exposição na sede da ALGÁS.

Estímulo

De acordo Fagnner Farias, presidente da CIPA da ALGÁS, a realização da SIPAT num modelo inovador é mais eficiente por trabalhar positivamente não só a conduta no ambiente de trabalho, mas também por promover qualidade de vida. “Os temas abordados não são simplesmente lançados, mas trabalhados de forma a estimular a conscientização e internalização dos conceitos, com uma abordagem prática e ativa”, explica.