18/10/2011
A CULTURA VAI À ACADEMIA: EXPOREVELAÇÕES II

Curso de arquitetura traz arte ao Congresso Acadêmico da Ufal

Por David Lucena*

Um projeto de extensão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) abre espaço para talentos artísticos no Congresso Acadêmico da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). O ExpoRevelações II conta com exposições de fotografia (inclusive fotos em 3D), desenhos, charges, poesias e ilustrações, além de apresentações musicais, performances e maquiagem artística.

Organizado por alunos da FAU e orientados pela coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo, Márcia Monteiro, o projeto – agora no segundo ano consecutivo – é aberto para participações de professores, estudantes e servidores de qualquer curso, inclusive de outras instituições.

No total, mais de 60 pessoas estão participando, com mais de 200 trabalhos expostos, divididos em três ambientes da FAU (duas salas de exposição e um pátio para apresentações e performances). Além da Ufal, estão representados na mostra a Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), a Universidade das Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), do Centro Universitário Cesmac e da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Seleção sem discriminação - Segundo a coordenadora estudantil do projeto, Camila Costa, não houve seleção rígida para escolher os trabalhos da mostra. “O projeto tem o intuito de revelar novas personalidades artísticas do meio acadêmico, sem discriminação. Queremos abrir portas para quem ainda não é consagrado”, declarou Camila.

Nas salas de exposição, a variedade dos trabalhos é visível. Fotografias artístico-documentais são dispostas ao lado de ilustrações de estilo japonês. Dentre as imagens e textos expostos, as fotografias 3D produzidas por alunos do Instituto de Física (IF) chamaram a atenção da maioria dos visitantes.

As charges ácidas de um grupo de artistas anônimos, Os Kara Lisa, também divertem o público. “Eles são totalmente anônimos. A única coisa que sabemos é que eles são do Instituto de Física. O contato com eles foi feito todo por e-mail”, explicou Camila.

Apresentações no pátio - Do lado de fora das salas de exibição, apresentações musicais atraem alunos que passam pelo pátio da FAU. A estudante de arquitetura Juliana Lyra parou para prestigiar o show de Beto Buarque, enquanto aguardava o início da aula seguinte. “Estou achando bem diferente. É legal porque quebra a mesmice da faculdade. Mas o que mais chamou minha atenção foram as exposições visuais, porque eu sou mais ligada em fotografia”, afirmou Juliana.

Segundo a coordenadora do projeto, a professora Márcia Monteiro, para organizar todo o evento, foram necessários cerca de 40 dias e a participação de 13 alunos, do 1º ao 4º período. “Foi muito corrido, mas houve uma distribuição de atividades muito boa, além de muita competência e vontade”, declarou a professora.

Financiamento - No que diz respeito ao financiamento, ela afirmou não haver apoio da universidade e que todos os gastos do evento foram custeados por ela, pelos alunos e pelos próprios expositores. “90% das despesas foram pagas com verba própria. Mas os meninos estão doando suas almas. É algo que fazemos com muito prazer”, concluiu a coordenadora.

O Exporevelações II começou junto com o Congresso Acadêmico da Ufal, nesta segunda-feira (17) e permanecerá aberto a visitação até o dia 27 de outubro, das 10h às 17h. “Decidimos acrescentar mais uma semana além da semana acadêmica porque muitos alunos, por não terem aulas, não vêm à Universidade durante o Congresso Acadêmico”, explicou Camila.

*Editoria: Andréa Moreira