18/10/2011
Cultura
“Inspire” dá início às atividades do Congresso Acadêmico Curso de Comunicação Social da Ufal

Evento foi organizado pelos estudantes de Jornalismo e Relações Públicas do COS

Por Marcos Moreira*

Movimentar o Congresso Acadêmico (CA) no Curso de Comunicação Social (COS) da Ufal. Essa foi a proposta do Projeto Inspire, criado pelos próprios estudantes do Curso. O evento foi realizado no dia 17 (ontem), primeiro dia do Congresso Acadêmico (que vai até sexta-feira), e abriu as atividades da semana no COS.

A atividade foi idealizada pelo Coletivo dos Estudantes de Comunicação Social Refazendo os Elos e foi projetado para ser uma mostra de produções culturais dos estudantes de Comunicação. Foram expostas 28 fotografias, 5 curtas-metragens, mais de 30 textos, entre poesias, contos e crônicas.

Além disso, houve exposição de outros curtas-metragens renomados nacionalmente com o intuito de incentivar ainda mais os estudantes a este tipo de manifestação artística. A apresentação musical ficou por conta dos estudantes Erick Rommel (voz), Nícolas Serafim (violão), Pedro Montenegro (voz) e teve ainda, ao final, a participação especial da caloura Jaqueline (voz e violão).

Produção artístico-cultural - Gustavo Marinho, estudante de comunicação e um dos organizadores do evento, explica que a ideia foi atrelar o momento de produção acadêmica com a produção artístico-cultural. “O Congresso Acadêmico é um convite à produção de trabalhos acadêmicos, pensamos ‘por que não unir esse momento com um evento cultural onde os estudantes possam mostrar suas veias artísticas?’”, afirmou Marinho.

Outra justificativa para a realização do evento foi à falta de tradição do Congresso Acadêmico no COS. Para o estudante, as programações dos últimos anos do CA no curso de comunicação vêm sendo pouco atraente por uma própria desorganização do Congresso no curso. “Aqui no COS, temos a cultura de ‘férias’ durante a semana do Congresso Acadêmico. As apresentações culturais são uma tentativa de convidar os estudantes a participarem e dar visibilidade ao curso durante a semana.”, defendeu Gustavo.

Como primeiro ano do projeto, o Inspire contou com um número ainda tímido de público, cerca de 40 pessoas (na maioria, estudantes do próprio curso) se abancaram em frente ao alaranjado bloco de Comunicação Social no final da tarde desta segunda-feira e prestigiaram o evento, que terminou por volta das 21h. Quem foi aprovou a iniciativa. “O clima aqui foi legal. Algo bem descontraído e informal que incentiva os alunos a estarem na Ufal nos próximos dias acompanhando as exposições acadêmicas”, comemorou um dos espectadores, o estudante Hiago Rocha.

No Curso de Comunicação Social, os trabalhos acadêmicos serão apresentados na quinta-feira e na sexta-feira, no bloco do curso. Já o Inspire, a organização promete expandir no ano que vem e colocar o projeto na programação oficial do CA.

*Edição: Andréa Moreira