20/12/2010
Casas de Cultura da Ufal vão ser mantidas

Para que as Casas permanecessem funcionando, foi realizado um novo contrato entre a Ufal e a Fundepes, que é responsável pelo programa

Por Jullyana Souza

As Casas de Cultura da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) não serão mais fechadas. O processo que já acontecia há alguns meses encerrou-se com o fim do contrato entra a Ufal e a Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes), a responsável pelo Programa Casas de Cultura, que ficou vigente durante cinco anos. Para que o funcionamento das Casas de Cultura fosse mantido, fez-se necessário a criação de um novo contrato entre as duas partes.

Na elaboração deste novo contrato foram feitas algumas modificações na forma, seguindo as orientações e exigências do Tribunal de Contas da União (TCU) e do Ministério Público, sem que houvesse algum prejuízo para o Programa Casas de Cultura. Uma das principais mudanças foi a transferência de todos os recursos adquiridos pelas Casas de Cultura para a conta única da união. Agora, é repassado para a Fundepes apenas o necessário para os pagamentos dos serviços prestados pela mesma.

No programa funcionam as casas de cultura Britânica, Latino-Americana, Luso-Brasileira, Alemã e Francesa. Ao todo, são cerca de 6.000 estudantes matriculados. O fechamento das Casas seria um impacto muito grande na sociedade, que perderia uma das melhores escolas de língua estrangeira do Estado nos quesitos de qualidade de ensino e preço acessível. As matrículas dos alunos que já estudam na casa serão até o dia 14 de janeiro próximo e para os alunos novatos serão iniciadas no dia 19 do mesmo mês.

As coordenações das Casas de Cultura informaram que haverá algumas mudanças no âmbito administrativo, mas garantiram a continuidade das atividades didáticas e culturais com o mesmo empenho profissional e o crescente padrão de qualidade.