18/12/2010
arte
Terra em Transe será exibido hoje no Cine Sesi

Considerado o mais importante e polêmico de Glauber Rocha, o filme foi escolhido para essa sessão cineclubista através de uma votação aberta ao público pela internet

Por Laís Falcão de Almeida

O filme Terra em Transe, do cineasta, cineclubista e pensador do cinema Glauber Rocha será exibido neste sábado, 18, às 14h 30, no Cine Sesi Pajuçara. A sessão gratuita é uma realização do cineclube Tela Tudo Clube de Cinema e tem a parceria do Centro Cultural Sesi.

Com 54% dos votos, Terra em Transe foi o filme escolhido para a última sessão cineclubista através de uma votação aberta ao público no site www.telatudo.com.br. Ele é considerado o mais importante e polêmico filme de Glauber.

"Convulsão, choque de partidos, de tendências políticas, de interesses econômicos, violentas disputas pelo poder é o que ocorre em Eldorado, país ou ilha tropical. Situei o filme aí porque me interessava o problema geral do transe latino-americano e não somente do brasileiro. Queria abrir o tema ‘transe’, ou seja, a instabilidade das consciências. É um momento de crise, é a consciência do barravento", afirma Glauber Rocha.

Tela Tudo Clube de Cinema é filiado ao conselho nacional de cineclubes brasileiros e desde março desse ano firmou parceria com o Cine Sesi Pajuçara para a realização de sessões mensais e gratuitas todo último sábado do mês e no mesmo horário com o objetivo de formar um público crítico, valorizar a identidade cultural e democratizar obras audiovisuais. Essa parceria também promoveu o Circuito Pro Dia Nascer Feliz, com a participação de mais de trinta cineclubes espalhados por Alagoas, e a ação Curta em Cartaz.

Já foram exibidas sessões em homenagem a Georges Méliès, AgnésVarda, JiríTrnka, François Truffaut, Federico Fellini e Giulietta Masina, seguidas de debates sobre o curta ou o longa-metragem escolhido e vem atraindo um público cativo e crescente para as tardes de sábado.