14/12/2010
Antropólogo francês faz conferência em Maceió

Marc Augé é autor de grande repercussão no âmbito das ciências sociais, e um dos mais importantes intérpretes das mudanças culturais em andamento nas sociedades contemporâneas

Por Bruno Albyran

A Universidade Federal de Alagoas receberá na próxima quinta-feira, 16, a visita de Marc Augé da École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris para ministrar a conferência “Pensar a mobilidade”, a partir das 17 horas, na “Jornada de Estudos Espaço e Mobilidade no Século XXI”, que será realizada no auditório do Laboratório de Computação Científica e Visualização.

O conferencista é antropólogo e escritor de livros com grandes repercussões no âmbito das ciências sociais, reconhecido como um dos mais importantes intérpretes das mudanças culturais em andamento nas sociedades contemporâneas que jazem sob o impacto da globalização. Atualmente o escritor possui um livro traduzido e publicado pela Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal) em parceria com a Editora da Universidade Estadual de São Paulo (Editora Unesp), Por uma antropologia da mobilidade, obra que explora alguns dos desafios e paradoxos centrais da contemporaneidade, a mobilidade, expressa no volume e natureza dos fluxos humanos.

Desde o ano passado a Edufal vem internacionalizando a sua produção ao realizar uma coedição com Portugal e outras três edições com a França. Para que isso acontecesse, foi comprando os direitos internacionais para publicação das obras com o apoio da Embaixada da França, uma vez que 2009 foi o ano da França no Brasil. Este ano a Editora está com duas publicações internacionais, uma com a editora Gedisa, de Barcelona, e outra com a Presses Universitaires de France, ambas contam com o apoio da Embaixada.

No Twitter da Edufal os interessados ficam por dentro das novidades que acontecem na Editora e ainda podem concorrer nos sorteios dos seus títulos publicados que realiza periodicamente. Para conferir é só acessar www.twitter.com/editoradaufal.

Clique nas fotos para ampliá-las.

Clique para ampliar