07/12/2010
A FORÇA DO POP INTERNACIONAL

Um estilo musical que vem conquistando pessoas de todas as partes do planeta, desde a década de 1950, influenciado por gêneros como o Blues, o Country e o Rock’n Roll

Por Eduardo Vasconcelos

Pop não é somente um estilo musical, vai muito além disso. A chamada “música popular” possui este nome, como ele próprio sugere, porque sempre alcança um público bem vasto e diversificado. Os cantores deste tipo de música, denominados popularmente de popstars, sempre – ou quase sempre – conseguem altas vendagens com seus trabalhos e, se tornando tão conhecidos no mundo inteiro, não somente influenciam o gosto musical de seus ouvintes como ainda ditam a moda, o comportamento e o pensamento de uma parcela da sociedade. Daí tantas pessoas darem tamanha importância a essas celebridades.

A música pop surge na década 1950, influenciada por estilos como o Blues, o Country e o Rock ‘n’ Roll. Porém seus primeiros representantes possuem estilos totalmente diferentes do pop dos dias de hoje. Frank Sinatra, Elvis Presley, Beatles, Stevie Wonder, Ray Charles e Bob Dylan fazem parte dos artistas que inauguraram o pop no mundo. Já nos anos 1970 o pop vai se consolidando como estilo musical e aí surgem nomes como Michael Jackson, considerado o rei do pop, ABBA, Bee Gees e outros. A década de 1980 foi o auge desse tipo de música no mundo, com Michael Jackson fazendo sucesso e com o surgimento da mulher que viria a ser considerada como a rainha do pop, Madonna.

Com 300 milhões de álbuns e singles vendidos, Madonna é a cantora que mais vendeu na história da música mundial. Suas músicas se tornaram clássicos nos anos 1980 e são sucesso até hoje. Músicas como Like a Virgin, Material Girl, Papa Don’t Preach e outras são ouvidas até hoje, inclusive por pessoas que não eram nascidas na época. Um exemplo disso é o estudante Albert Elliot, 17 anos, residente em Maceió, fã da cantora. “Amo Vogue [canção de 1990], qualquer versão”. Ele ainda fala que gosta das outras cantoras pop, mas que nenhuma consegue superar o “amor” que sente pela cantora. Madonna ficou tão famosa e influente que quase tudo o que veio depois dela na música pop sofreu algum tipo de influência da música da cantora.

A década de 1990 foi marcada pelo surgimento de boy bands e girl groups (respectivamente, bandas pop compostas por mais ou menos quatro ou cinco homens e mulheres), como Backstreet Boys, Spice Girls, N’Sync, Destiny’s Child, Five, TLC e New Kids On The Block. Ainda nesta década surgiram as cantoras do pop que, junto com Madonna, formam parte do cenário do pop até hoje, como Mariah Carey, Christina Aguilera, Shakira, Kylie Minogue e a princesa do pop, Britney Spears.

Usando tranças e roupas de colegial, Britney apareceu para o mundo pela primeira vez cantando um dos maiores sucessos de sua carreira - Baby One More Time -, que é uma das únicas músicas do começo da carreira que a cantora ainda performa em seus shows. Ela foi a cantora que mais vendeu álbuns nos anos 2000 e a celebridade mais jovem, aos 21 anos, a ganhar uma estrela na Calçada da Fama. Hoje, mais de dez anos depois de lançar seu primeiro sucesso, Britney ainda tem um imenso poder de influência sobre o público da música pop. “Vi aquela garota vestida de colegial, cantando e dançando. Ela me cativou naquele exato momento. A partir daquele momento eu soube que teria um vício para a vida inteira”, disse o estudante Matheus Thierry, 14 anos. O designer Bruno Vasconcelos, 23 anos, ainda acrescenta: “A minha geração cresceu e evoluiu junto com ela”.

Na virada do século, começam a surgir vários novos artistas no meio, como Katy Perry, Rihanna, Ke$ha, Lily Allen, Hilary Duff, Lindsay Lohan, Justin Bieber, Kelly Clarkson, as bandas RBD e t.A.T.u e a cantora considerada como a revolução do pop, a polêmica Lady Gaga.

Gaga lançou seu primeiro álbum , The Fame, em 2008, e foi sucesso instantâneo. Dois anos depois, a cantora lança o EP The Fame Monster e alcança, até o momento, o auge de sua carreira, sendo a primeira grande artista da era dos downloads, com a música Bad Romance, a mais baixada de todos os tempos. A cantora ficou conhecida por vestir figurinos inusitados, como, por exemplo, um vestido feito de carne e esta ousadia é um dos atrativos da cantora. O estudante e fã de Lady Gaga Vítor Berard, 16 anos, disse que gosta de tudo na cantora, mas, principalmente, o modo como ela choca o mundo.

Hoje, com a internet e as demais tecnologias relacionadas a ela, a música pop está mais difundida que nunca pelo mundo. A cada dia surgem novidades, músicas, álbuns e clipes novos, o que faz com que seja cada vez mais difícil manter-se por muito tempo no mercado. Porém, há quem consiga.

Clique nas fotos para ampliá-las.

Clique para ampliar Clique para ampliar