26/11/2010
Provas do PSS 2011 iniciam-se no domingo

Elas serão aplicadas em Maceió, Arapiraca, Palmeira dos Índios, Santana do Ipanema, União dos Palmares, Porto Calvo, Viçosa e Delmiro Gouveia, distribuídas em 79 locais, sendo 49 na capital

Por Itamara de Almeida

Tradicionalmente, o Processo Seletivo Seriado da Universidade Federal de Alagoas é o mais concorrido do Estado. Com 77 cursos distribuídos em oito cidades, mais de 30.000 estudantes irão fazer as provas que têm início no próximo dia 28 (domingo) e término no dia 1º de dezembro.

São 72 locais de provas, 49 em Maceió, e muitos estudantes desejando uma vaga na Ufal. Este PSS conta com sete novos cursos: Química Tecnológica e Industrial, Design, Engenharia da Computação e Engenharia do Petróleo, no pólo Maceió; Administração Pública, Pedagogia e Letras, no pólo Arapiraca. Os mais concorridos foram o Curso de Formação de Oficiais e Medicina.

As provas serão aplicadas em Maceió, Arapiraca, Palmeira dos Índios, Santana do Ipanema, União dos Palmares, Porto Calvo, Viçosa e Delmiro Gouveia. Nos três primeiros dias, elas terão quarenta questões de múltipla escolha mais quatro questões discursivas e no último dia um tema para a redação.

Desde que aprovou o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais, o Reuni, a Ufal tem se expandido para o interior e proporcionado a muitos jovens o sonho de estudar em uma universidade federal. Esta é a última vez que se realiza um vestibular com o sistema de PSS, porque a partir de 2011 o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), é que será usado como critério seletivo.

Nos cartões de inscrição encontram-se as informações necessárias para o candidato, como indicação de local de prova, horários e datas. É preciso mostrá-lo junto a um documento oficial com foto na entrada do local do teste. O resultado final com os nomes dos candidatos aprovados sairá no dia 21 de janeiro próximo, no site da Comissão Permanente do Vestibular (Copeve).