10/11/2010
arte
Ufal realiza encontro nacional de comunicadores musicais

A música popular massiva e suas mediações serão o foco das discussões do I Comúsica, que acontecerá nos primeiros três dias de dezembro próximo, sob a coordenação de Jeder Janotti Júnior

Por Luana Marttina

I Encontro Nacional de Pesquisadores em Comunicação e Música (I Comúsica) será realizado no próximo mês de dezembro pelo Laboratório de Análise Comunicacional da Música Popular Massiva da Universidade Federal de Alagoas. O evento ocorrerá na própria Ufal e contará com a participação de palestrantes renomados e a apresentação de trabalhos selecionados.

O I Comúsica acontecerá nos dias 01, 02 e 03 sob a coordenação de Jeder Janotti Júnior. A música popular massiva e suas mediações serão o foco das discussões. Foram confirmadas para o evento as presenças dos palestrantes Felipe Trotta (UFPE), Micael Herschmann (UFRJ), Jeder Janotti (Ufal/UFPE) Simone Pereira de Sá (UFF), Ângela Prysthon (UFPE) e Thiago Soares (UFPB).

Além das conferências, o I Comúsica abrirá espaço para a apresentação de trabalhos dos participantes. A inscrição dos trabalhos deve ser feita através do blog do encontro (www.comusica.com.br) até o próximo dia 14, dat do encerramento. Os trabalhos selecionados abordarão temas como gêneros e cenas musicais, cadeias produtivas da música e novos atores da indústria musical.

O evento discutirá também a transformação nas relações de produção, circulação e consumo dos produtos musicais; a questão da circulação da música digitalizada, bem como toda a revolução tecnológica que presenciamos, com o Mp3, o Ipod e outras inovações.

O blog do I Comúsica, além de fazer inscrições também oferece um serviço de hospedagem com uma lista de hotéis indicados para aqueles que desejarem vir à Maceió e participar do encontro. Segundo os organizadores, o Comúsica é um atrativo aos profissionais e amantes da comunicação e da música.