17/06/2010
arte
Pinacoteca Universitária inaugura 2 novas exposições

As mostras denominam-se Gesto, do coletivo Taba-êtê, da Faculdade de Arquitetura da Ufal, e Paisagem, do grupo Ocoletivo, formado por jovens artistas de Maceió e São Paulo

Por David Lucena

Paisagens, tanto rurais quanto urbanas, é o tema principal das exposições de dois grupos artísticos alagoanos que inauguram hoje (17), na Pinacoteca Universitária. As mostras permanecerão expostas, com entrada franca, até o dia 30 de julho próximo.

Fruto de um trabalho de cerca de vinte pessoas, Gesto, do Laboratório de Criação Taba-êtê, apresenta, numa tela, como num caleidoscópio, fragmentos de significados sonoros e visuais, que convidam, a quem acessa a exposição, a construir seu gesto de coleta frente ao que é ofertado, um moto contínuo de imagens e sons que se sucedem.

O coletivo artístico Taba-êtê, que faz parte do Grupo de Pesquisa Estudos da Paisagem da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Alagoas, tem uma proposta gráfica e artística cuja peculiaridade é partir do projeto de transformar as ferramentas de trabalho de pesquisa científica do Grupo - viagens e imagens - em criações que socializem o conhecimento acumulado pela pesquisa.

Já a exposição Paisagem, iniciativa de um grupo de jovens artistas intitulado Ocoletivo (apelido de um grupo que não tinha nome, depois adotado por seus membros), pretende, através de uma exposição coletiva de cartazes, repensar a relação entre Maceió e São Paulo. Usando a criatividade, os artistas ora se valem de fotografias ampliadas, ora desenhos são construídos, que ocupam todas as paredes de um dos salões da Pinacoteca.

Ocoletivo nasceu em 2009 com o objetivo de formular um projeto específico para o edital da Pinacoteca Universitária e é composto por artistas tanto de São Paulo quanto de Maceió.

A Pinacoteca Universitária está localizada no Espaço Cultural da Universidade Federal de Alagoas, na Praça Sinimbu. O horário de visitação das exposições é, nas segundas, quartas e sextas-feiras das 8h30 às 12h30 e das 14 às 18 horas, e nas terças e quintas-feiras das 8h30 às 12h30 e das 14 às 20 horas.