17/06/2010
Inscrições para bolsa pelo Prouni estão abertas desde terça

Elas serão encerradas no próximo sábado (19) e a previsão é de que a lista de pré-aprovados no programa, em primeira chamada, seja divulgada no próximo dia 21

Por Lidian Lima Costa

Os interessados em conseguir uma bolsa de estudos pelo Programa Universidade para Todos (Prouni), já podem se escrever pelo site do Ministério da Educação. As inscrições estão abertas desde o dia 15 (terça-feira passada).

Para participar, o candidato precisa obedecer a alguns critérios, como por exemplo: ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou em colégio particular como bolsista. Também é necessário ter participado do Enxame Nacional do Ensino Médio (Enem), no ano anterior, no caso em 2009, e alcançado no mínimo 400 pontos na média das cinco provas.

As inscrições serão encerradas no próximo sábado (19) e a previsão é de que a lista de pré-aprovados no programa, em primeira chamada, seja divulgada no próximo dia 21. Esses estudantes deverão comparecer às instituições para qual foram selecionados no período de 22 deste mês a 02 de julho próximo, para entregar os documentos que comprovem as informações prestadas durante as inscrições.

Em seguida, estão programadas seis chamadas subseqüentes, caso ainda hajam bolsas a serem distribuídas. Professores da rede pública de ensino básico, interessados em cursos de licenciatura normal, superior ou de pedagogia, também podem se inscrever no programa, desde que estejam em exercício do magistério. Assim para esses professores não é necessário cumprir os mesmos critérios de renda dos alunos.

Serão oferecidas nesta edição do programa 60.448 bolsas em 1.225 instituições privadas de ensino superior. Essas vagas se dividem em bolsas integrais e parciais, ou seja, aquelas que custeiam 50% da mensalidade. Deste modo as bolsas integrais são para os alunos que possuem uma renda familiar de até um salário mínimo e meio. Enquanto as parciais são destinadas aos alunos que possuem uma rende familiar de até três salários mínimos.