17/06/2010
Novos computadores chegam à rede estadual de ensino

Os professores serão treinados para usarem esses equipamentos de forma pedagógica, para dessa forma melhorar o desempenho de seus alunos

Por Ana Cecília

Até o final deste mês de junho, cerca de 2.000 professores e alunos da rede estadual de ensino receberão novos computadores para estudos e pesquisas. De acordo com Cícera Pinheiro, secretária de Estado adjunta da Educação, o projeto UCA (Um Computador por Aluno), tem como objetivo promover a inclusão digital desses estudantes e professores da rede pública de ensino.

O projeto é patrocinado pelo Ministério da Educação em parceria com o Governo do Estado de Alagoas. As escolas serão adaptadas para que os computadores sejam recebidos. Será instalada rede de internet sem fio, instalação de rede elétrica, armazenamento e segurança desses equipamentos. Os professores também serão treinados para usarem esses equipamentos de forma pedagógica, para dessa forma melhorar o desempenho de seus alunos.

Quatro escolas do interior e uma de Maceió foram escolhidas para receber os equipamentos. As do interior são: Escola Indígena José Máximo de Oliveira, em Joaquim Gomes; Escola Professor Douglas Apratto Tenório, em Palmeira dos Índios; Escola Deputado José Tavares, em Arapiraca e Escola Rotary, em Santana do Ipanema. Já na capital, a escola contemplada foi Edson Salustiano dos Santos, no Jacintinho. Cada aluno terá seu computador, porém os equipamentos devem ficar guardados em salas-cofre.

A capacitação dos professores para que haja melhor utilização dos computadores contará com a participação de professores da PUC de São Paulo, da Universidade Federal de Alagoas e de técnicos da Secretária da Educação.