05/06/2010
Ciência&Tecnologia
Instituto Ekos Brasil traz a Maceió Curso de Projetista Solar

O curso acontecerá na Secretaria do Desenvolvimento Econômico. Já as inscrições podem ser feitas no site www.ekosbrasil.org ou pelo telefone (31) 9197-0346

Por Rafaela Albuquerque de Moraes

Curso de Introdução ao Projeto de Sistemas de Aquecimento Solar acontecerá nos dias 7 e 8 deste mês em Maceió. O curso foi colocado no mercado pelo Instituto Ekos Brasil e pela Studio Equinócio em parceria com o Procobre e a Agência de Cooperação Brasil-Alemanha (GTZ) e é um serviço de treinamento destinado a profissionais do mercado.

O curso se dará das 9 às 18 horas na Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Energia e Logística (Sedec) que, juntamente com o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Alagoas (Crea-AL), Clube de Engenharia de Alagoas e Sindicato da Construção Civil (Sinducson-AL), está apoiando a iniciativa. As inscrições podem ser feitas no site do Instituto Ekos Brasil (www.ekosbrasil.org) ou pelo telefone (31) 9197-0346.

Um dos motivos que faz do curso interessante para profissionais do mercado de energia solar térmica no Estado foi o programa Minha Casa, Minha Vida, que autorizou os construtores e prefeituras do País a inserir aquecedores solares nas edificações construídas no programa. É uma oportunidade única, pois o curso de projetos possui o diferencial no Brasil por conta de seu conteúdo exclusivo e orientado ao mercado. Não serão mostradas apenas as aplicações tradicionais, mas também diversas interações da energia solar no âmbito industrial.

Outra grande inovação do curso está nos softwares de dimensionamento e simulação de sistemas de aquecimento solar oferecidos aos alunos, e no fórum de debates pós-curso, em que o grupo poderá evoluir em rede com informações e temas abordados e suas aplicações no dia a dia.