29/06/2009
Quatro infectados pelo vírus H1N1 em Alagoas

Os casos, dos vinte suspeitos até agora, foram confirmados semana passada (dias 23, 24 e 25), todos de pacientes que estiveram na Argentina, Chile e Estados Unidos

Por Yzza Albuquerque Lopes Lima

Dos vinte casos suspeitos de gripe A em Alagoas, quatro foram confirmados e seis descartados, segundo informações do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) da Secretaria Estadual de Saúde. O número de casos no Brasil passa de 390, com apenas uma morte até agora.

O primeiro caso foi confirmado na segunda-feira passada (22) pelo secretário estadual de saúde Herberth Motta, em uma coletiva de imprensa. O paciente, de 31 anos de idade, adoeceu após uma viagem à Argentina, terceira colocada no ranking de vítimas do vírus H1N1 na América Latina, atrás do México e do Chile. Há mais de 1.200 casos confirmados de argentinos infectados e um total de dezessete mortes registradas como decorrentes da gripe A, segundo dados fornecidos pelo Ministério da Saúde da Argentina. O Chile possui mais de quatro mil infectados e registrou sete mortes até a data.

O segundo caso no Estado foi confirmado dia 23 de junho. A paciente, de 32 anos, esteve na Argentina recentemente, assim como o primeiro infectado. Dentre os sintomas apresentados por ela, estavam febre, tosse seca, cansaço e congestão nasal. O terceiro e o quarto casos foram à público quarta-feira passada (24), sendo um deles de um homem que também esteve na Argentina há pouco tempo, e o outro de uma criança residente nos Estados Unidos que veio à Maceió com os pais para visitar a avó. Todos os pacientes estão sob cuidados do Hospital Escola Dr. Hélvio Auto e passam bem.

O Ministério da Saúde Federal afirma que há, em todo o Brasil, 310 novos casos suspeitos da nova gripe sendo acompanhados. No mundo todo, há cerca de 100 países com registros de pessoas enfermas, totalizando mais de 55.000 casos da doença. A maioria deles está no México, nos Estados Unidos e no Canadá.

O Ministério da Saúde brasileiro recomenda que pessoas com mais de 60 anos de idade, crianças e indivíduos com baixa resistência imunológica evitem viajar para o Chile, Argentina e países em situação semelhante como forma de prevenção ao vírus. O Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) aconselha ainda que pessoas que estiveram nesses países e tenham apresentado algum dos sintomas típicos da doença, avisem ao órgão imediatamente. Os telefones para contato são 0800 2845415 e 3315 2059.