26/06/2009
Religião
Movimento difunde evangelho de Cristo na Ufal

O Alfa e Ômega é integrado por estudantes universitários, tendo se iniciado em 1987, na USP. Desde então vem sendo difundido por todo o País, onde já existe em 23 Estados brasileiros

Por Fábio José Nascimento de Souza

Alfa e Ômega é um movimento formado por estudantes evangélicos que existe desde 2003, em Maceió. Seu objetivo principal é levar a mensagem do evangelho de Jesus Cristo a todo o campus da Universidade Federal de Alagoas, onde se originou.

Esse movimento faz parte do ministério Cruzada Estudantil Profissional para Cristo (CEPC), que foi fundado em 1951, na Universidade da Califórnia (Uncla), nos EUA, por Bill Bright e por sua esposa Vonette Bright. Ele não tem vínculo com nenhuma igreja, apesar de seus componentes fazerem parte de alguma denominação eclesiástica.

O Alfa e Ômega começou no Brasil em 1987, na Universidade de São Paulo (USP), e desde então vem sendo difundido por todo o País. Hoje o movimento já existe em 23 Estados brasileiros.

Todo ano acontecem projetos onde missionários vão às universidades de todo o Brasil em busca de estudantes que queiram participar do movimento. E assim ocorreu na Ufal. Em 2003, duas missionárias passaram um mês em Maceió apresentando aos universitários o Alfa e Ômega, e desde então, ele faz parte da universidade.

Com reuniões semanais, o movimento promove palestras, estudos bíblicos, seminários de treinamento em evangelismo pessoal e discipulado, eventos de ação social, encontros de diversão e comunhão, etc. “Eu não conseguia me encaixar em nenhuma tarefa na igreja, mas no Alfa e Ômega eu me sinto realizado. É uma forma de cumprir um chamado que eu recebi de levar a palavra de Deus”, disse Thiago Oliveira, estudante de Química, que faz parte da equipe de apoio do movimento.

Ele vem crescendo a cada ano. Para se ter uma idéia, desde o ano passado o Alfa e Ômega já existe na Fits, no Cesmac e na Ufal de Arapiraca. Há um projeto, junto com a reitoria, para que o movimento se torne um programa de extensão; há também a idéia de levá-lo para a Ufal de Palmeira dos Índios, em agosto próximo.

As reuniões ocorrem toda a terça-feira, às 13 horas, no bloco 13, sala 102 (dependendo do semestre, podem ocorrer mudanças no horário e no local).