:: Projeto de Extensão Coordenado pelos professores e jornalistas
:: Erico Abreu (MTb 354-AL) e Francisco de Freitas





De:
Por:
Clique para fazer a busca!
MENU
 

Universidade Federal de Alagoas - UFAL
 

23/06/2009
Esporte
Burocracia pode atrapalhar Corrida do Fogo

A obrigatoriedade da presença física no ato da inscrição deve deixar de fora atleta laureado na competição e reduzir o número previsto de participantes

Por Alan Fagner Ferreira

No próximo sábado (27), será realizada a X Corrida do Fogo, evento organizado anualmente pelo Corpo de Bombeiro de Alagoas. Uma das mais tradicionais corridas de rua do Estado, a competição deverá contar com cerca de 350 atletas. Entre eles deveria estar Cristovão da Silva, o vencedor do ano de 2008.

A exemplo de Cristovão, atleta de Penedo, a corrida sempre contou com a participação de atletas de diversas localidades, inclusive dezenas de corredores da cidade de Garanhuns, agreste de Pernambuco. No entanto, o fato de ser o último vencedor da Corrida do Fogo não impediu que empecilhos burocráticas atrapalhassem sua inscrição.

Os atletas estão com dificuldades para se inscrever pois exige-se a presença física deles no momento da inscrição. Como diversos atletas não podem se deslocar para Maceió dias antes da corrida, eles estão sendo impedidos de realizar suas inscrições..

Normalmente, em caso de atletas profissionais, as inscrições são feitas por representantes ou técnicos que são responsáveis pelas suas equipes. Alexander Silva Soares, atleta de 34 anos e capitão da equipe de Cristovão da Silva, disse que “é impossível trazer esses corredores dias antes da prova para Maceió, já que geralmente eles trabalham os dois horários e não podem se ausentar de seus empregos. Se nenhuma medida for tomada, Cristovão não participará da prova este ano”.

Conforme o coronel Edvaldo de Oliveira Nunes Filho, presidente da Comissão da Corrida do Fogo, “a exigência da presença física para a realização das inscrições se faz necessária, pois eles necessitam assinar a declaração que isenta o Corpo de Bombeiros de qualquer mal súbito que venha a ocorrer com o atleta”.

Por culpa das dificuldades para se inscrever, a corrida, que deveria contar com cerca de 350 atletas, tinha apenas 150 inscritos ontem (22), penúltimo dia das inscrições. O coronel Nunes acrescentou que “se o número de inscrições não atingir o desejado, elas podem ser prorrogadas até o dia anterior à prova, dia 26 de junho”.

O percurso da Corrida do Fogo é de 9,3 Km e seu ponto de Partida no Alagoinhas. Os corredores deverão percorrer as orlas da Pajuçara, Jaraguá, das praias da Avenida, Sobral e Pontal, entrar na rua Oseas Cardoso, rua ao lado da Braskem, e em seguida tomar a Siqueira Campos, onde fica o Quartel de Bombeiros, ponto de chegada e local das premiações.