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Universidade Federal de Alagoas - UFAL
 

27/11/2008
Ciência&Tecnologia
GEARS OF WAR 2 NÃO INOVA

Continuação do game melhora os fatores que garantiram o sucesso do jogo antecessor, lançado há dois anos, mas passa longe da inovação

Por David Bulhões de Melo

O primeiro Gears of War foi lançado há dois anos e representa um marco na nova geração de vídeo games. Depois de passarem algum tempo sem entender exatamente porque comprar um Xbox 360, os jogadores tiveram uma boa surpresa ao experimentarem um novo patamar de qualidade. Desse modo, estabeleceu-se um novo padrão de exigência.

Nos jogos da franquia, você controla Marcus Fenix e os outros membros do esquadrão Delta. Como de praxe, a humanidade trava uma batalha sangrenta contra uma raça alienígena. O foco está na violência e carnificina, o que contribui para esquentar o debate sobre a violência nos jogos. Um dos momentos brutais, por exemplo, é quando se usa a motosserra para fatiar um inimigo e o sangue espirra na tela.

Mas não foi apenas a crueldade que fez do primeiro Gears of War o trunfo da Microsoft. Os gráficos estavam em um nível superior ao que se tinha visto até então e a jogabilidade era fácil e muito funcional. Por outro lado, o multiplayer lhe garantiu vida longa no Xbox Live – serviço de jogos online disponibilizado pela Microsoft.

Como esperado, a fabricante Epic Games anunciou uma continuação que seria lançada mundialmente em 7 de novembro 2008. Depois de muita empolgação, os amantes da franquia jogaram Gears of War 2 e perceberem que os aspectos que garantiram o sucesso do primeiro foram aperfeiçoados no segundo.

Não seria justo afirmar que o jogo não passa de uma expansão do primeiro. Ele conta com adições divertidas: armas novas, inteligência artificial mais elaborada e duelo de motosserras são exemplos. Porém, sofre de um mal típico das continuações lançadas após um, dois ou três anos: é exageradamente parecido com o original. Para provar isso basta perceber que a maioria das armas não sofreu alteração, o gráfico é uma atualização do que já se viu no original e a jogabilidade praticamente não mudou. É importante esclarecer que nem por isso o jogo deixa de ser imperdível. Não se inovou no básico, mas manteve-se o ritmo frenético e a empolgação das situações inusitadas. A única coisa a se lamentar é que o modo campanha continua curto.

Como já foi dito, o lançamento de Gears of War 2 seria mundial. No Brasil, no entanto, sofreu com um adiamento de uma semana. A Microsoft Brasil – distribuidora responsável – não especificou os motivos, mas prometeu um brinde àqueles que compraram o jogo nas pré-vendas autorizadas antes do anúncio da nova data de lançamento.

Quanto ao público alvo, é óbvio que essa aventura é direcionada para maiores de idade e que tenham, de preferência, estômago forte. Quem conhece o gênero ‘tiro’ sabe que não vão faltar ossos quebrados, membros decapitados e sangue, muito sangue. Portanto, os pais zelosos devem evitar o título.

Para os interessados, o jogo pode ser obtido pelo preço aproximado de R$ 200 em lojas especializadas. Em Maceió aconselha-se ir a Blue Games, que está há muito tempo no mercado e oferece boas formas de pagamento.

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