25/06/2008
Meio-Ambiente
Visita a setor de Mata Atlântica revela destruição ambiental

O fragmento de vegetação nativa alagoana visitado, um brejo de altitude, é de grande importância ecológica e ambiental, visto que está incluído dentro do setor mais ameaçado

Por Maurício Carnaúba

Uma equipe do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL), composta por quatro pesquisadores do Herbário MAC, visitou sábado passado, 21, fragmento de Mata Atlântica na Serra das Pias, localizada no município de Palmeira dos Índios. A visita se deu em virtude do levantamento florístico da área, que está sendo realizado desde o mês de abril deste ano.

Segundo a botânica responsável pela pesquisa no local, Rosângela Pereira, as visitas de sua equipe à Serra das Pias têm revelado uma representativa diversidade de espécies da flora, mas que corre sérias ameaças devido à ação ilegal de madeireiros e à inexistente prática de educação ambiental constatada nos moradores do entorno da Mata. “Os brejos de altitude do Estado de Alagoas são nossa prioridade em termos de levantamento florístico para os dois próximos anos”, ressaltou Rosângela.

A vegetação então estudada é denominada brejo de altitude. A respectiva tipologia vegetacional é reconhecida como ecossistema associado ao bioma Mata Atlântica e sua distribuição geográfica se dá em alguns Estados do Nordeste como Paraíba, Pernambuco e Alagoas.

Trata-se de uma ilha de floresta isolada, que ocorre em elevações e platôs onde ventos úmidos condensam o excesso de vapor e criam um ambiente de maior umidade em meio a uma região seca. Essas características fazem com que os animais da região semi-árida, nas redondezas do brejo, procurem refúgio na serra durante os grandes períodos de estiagem.

Por tais peculiaridades, o fragmento de vegetação nativa estudado, sendo um brejo de altitude, possui grande importância ecológica e ambiental, visto que está incluído dentro do setor mais ameaçado da Mata Atlântica no Nordeste brasileiro. No Estado de Alagoas, essa situação não foge à realidade verificada nos Estados vizinhos e, por isso, tem despertado a preocupação dos pesquisadores locais.

Clique nas fotos para ampliá-las.