23/06/2008
Liminar garante posse da Vila São Francisco a Quebrangulo

O último laudo do Iteral, porém, diz que a Vila pertence a Paulo Jacinto, o que leva a crer que a liminar do juiz Cláudio José Gomes Lopes será revogada

Por Daniel Ziliani

A quem pertence a Vila de São Francisco? Essa pergunta tem gerado muita disputa no interior de Alagoas. O território da Vila vem sendo o foco de disputas judiciais entre os municípios de Quebrangulo e Paulo Jacinto. Uma liminar do juiz Cláudio José Gomes Lopes, da 18ª Vara Cível da Capital, garante a posse da Vila ao município de Quebrangulo, mas parece não ser bem assim.

Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral) diz que a Vila pertence ao município de Paulo Jacinto. Geraldo Majella, presidente do Iteral, acredita que a liminar será revogada. O laudo do Iteral não deixa dúvidas em relação à localização da Vila, que tem a maior parte do seu território no município de Paulo Jacinto. O laudo foi elaborado por dois engenheiros cartógrafos e um topógrafo do Iteral e teve o acompanhamento da equipe de cartografia do IBGE.

Em meio a essa disputa, Geraldo Majella esclarece ainda que a ida dos técnicos do Iteral à região se deu porque havia uma dúvida em relação à localização da Vila, e não a mando do prefeito de Paulo Jacinto, Marcos Lisboa, como acusa o prefeito de Quebrangulo, Marcelo Lima.

“Toda essa questão está em cima de verbas conseguidas pela prefeitura de Quebrangulo junto ao Governo federal, pois em relação à questão histórica não há dúvidas”, afirmou o presidente do Iteral. “O núcleo que criou a Vila é de Quebrangulo, no entanto, nas últimas décadas o crescimento do local foi em direção ao território de Paulo Jacinto”, disse Geraldo de Majella.

“Não será o parecer de um cartógrafo contratado pela prefeitura de Quebrangulo a peso de ouro que irá desqualificar o trabalho feito pela equipe técnica do Iteral durante décadas”, completou Majella, referindo-se ao trabalho de um engenheiro cartógrafo de São Paulo contratado pelo prefeito Marcelo Lima que baseou a decisão em caráter liminar da justiça alagoana.

Agora, ele acredita que a decisão liminar favorável ao município de Quebrangulo será revista, ou pelo próprio juiz ou pelo Tribunal de Justiça, que acatará os laudos técnicos elaborados pelo Iteral em conjunto com o IBGE.