20/06/2008
Maceió sedia Olimpíadas Universitárias que se iniciam amanhã

Além da movimentação esportiva, espera-se também um aquecimento da economia alagoana, pois foram investidos cerca de R$ 4 milhões para realização dos jogos

Por Daniel Ziliani

Maceió será sede das Olimpíadas Universitárias – JUBs 2008. A festa de abertura acontecerá amanhã, 21, no estacionamento do bairro de Jaraguá, e contará com a presença de delegações de todos os Estados brasileiros e do Distrito Federal. Contará ainda com a presença de autoridades como o Ministro dos Esportes, Orlando Silva, e do prefeito de Maceió, Cícero Almeida.

Para a noite de amanhã estão previstas apresentações de folguedos e shows musicais ao ritmo nordestino do forró, além do tradicional acendimento da pira olímpica. Os jogos acontecerão no período de 21 e 29 deste mês e contarão com a participação de cerca de 3.800 atletas.

Nove modalidades esportivas serão disputadas: voleibol, nos ginásios do CRB, Lar São Domingos, Sesc e Colégio Anchieta; futsal, nos colégios Montessori, Objetivo, Santa Úrsula e São Luiz; atletismo, na Vila Olímpica/59º BIMtz; natação, no Sesi Cambona; judô, no colégio Tenente Madalena; basquetebol, no Cefet, e nos colégios Batista Alagoano, Sesi Cambona e Santíssimo Sacramento; handebol, nos ginásios do Tenente Madalena (Cambona), Sesi (Trapiche) e colégios Madalena Sofia e Marista; e xadrez, no hotel Ritz Lagoa da Anta.

Realizado pelo Comitê Olímpico Brasileiro e pelo Ministério do Esporte, com a direção técnica da Confederação Brasileira do Desporto Universitário, e também com o apoio da Federação Alagoana do Desporto Universitário e da Prefeitura de Maceió, as Olimpíadas Universitárias são consideradas um evento esportivo de alto nível. Grandes nomes do esporte brasileiro surgiram no JUBs, como Tiago Camilo do judô, medalha de ouro nos Jogos Pan-Americado do Rio 2007 e do Mundial de Judô 2007, e Fabíola Molina, ícone da natação brasileira, prata no Pan-Americano Rio 2007.

Além da movimentação esportiva, espera-se também um aquecimento da economia. Foram investidos cerca de R$ 4 milhões para realização dos jogos. E a expectativa é de que um montante de cerca de R$ 7 milhões circulem em Maceió.

Outras informações e a cobertura completa do JUBs, como notícias, resultados e quadro de medalhas estão disponíveis no site oficial do evento: http://www.cob.org.br.